quarta-feira, 22 de março de 2017

Recolha fotográfica - Tipografia

Em 1440, Johannes Gutemberg inventou o tipo móvel para a imprensa e o primeiro tipo de letra: Gothic Black Letter. Após Gutemberg, vários outros deram origem a diferentes fontes, como Claude Garamond que introduziu o apóstrofe, o acento e a cedilha para a língua francesa em 1490 e também tem influência em várias fontes contemporâneas como a Garamond, Granjon e Sabon.

Aldus Manutius que foi um humanista italiano que se tornou impressor e editor quando fundou a Aldine Press em Veneza, e Francesco Griffo que era um *punchcutter veneziano do séc. XV desenvolveram juntos a tipografia Itálica em 1500.

Pierre Simon Fournier contribuiu na criação de iniciais e ornamentos, padronização de tamanhos de tipo. Também desenvolveu fontes como a Fournier e Nascissus em 1712 e criou um sistema de medição de tipos, que foi posteriormente desenvolvido por François-Ambroise Didot. Sistema baseado em pontos que é utilizado até a atualidade.

Nossa recolha fotográfica tem como objetivo apresentar os diversos modelos de fontes que nos rodeiam diariamente.





































*Punch Cutting is a craft used in traditional typography to cut letter punches in steel from which matrices were made in copper for type founding in the letterpress era.

domingo, 12 de março de 2017

Processo de realização: Capa redonda

           Para este formato de capa, o CD, o processo de realização aconteceu, também, em três diferentes etapas: pesquisa, edição no Photoshop e edição no Illustrator.

Pesquisa
           Nesta etapa, quisemos algo ainda mais abstrato, experimentar tonalidades novas e brincar com a forma, pois como o CD não tem uma forma básica, podíamos ser mais criativos. Para isso, procuramos formas diversas na internet. Fizemos bastante pesquisas e após ver uma foto de balões numa rede social, decidimos que seria uma boa forma para nosso projeto.
            A imagem escolhida, então, foi esta:

Imagem 9: Imagem Base
Edição no Photoshop
            Escolhida a imagem, precisávamos torna-la abstrata, então o primeiro passo foi isolar o elemento que julgávamos o mais importante: os balões.

        Imagem 10: Edição de Seleção

Depois disso, testamos diversos filtros e efeitos, mas o principal foi o “Posterizar”, que serviu para dar uma tonalidade com bastante contraste.

        
Imagem 11: Edição de Efeitos

         Por fim, alteramos os tons, para chegar em algo mais cinza e “sem vida”. O resultado final da edição no Photoshop foi este:

Imagem 12: Fim da edição no Photoshop

Edição no Illustrator
No Illustrator, não houve grande edição, depois de feito os círculos que serviriam para dar o formato de cd, só foi preciso pôr a imagem editada no Photoshop. Produzimos assim, o projeto final:
 
Imagem 13: Projeto Final